A 46ª edição do Rally Dakar começa em 5 de janeiro de 2024 na Arábia Saudita, e hoje a Polaris Off Road anunciou que está unindo forças com Sebastien Loeb Racing (SLR), enquanto os pilotos SLR Xavier de Soultrait e Florent Vayssade disputam a categoria SSV T4 ao volante das máquinas de corrida RZR Pro R Factory Racing da Polaris. Apoiada por todo o poder e inovação da engenharia Polaris, a equipa SLR está bem equipada para combater o terreno implacável do Dakar, onde tanto o homem como a máquina serão levados ao limite.
Baseado na revolucionária plataforma do RZR Pro R, o novo RZR Pro R Factory Racing foi apresentado no início deste ano como a peça central da equipe Polaris Factory Racing, estabelecendo um novo precedente na indústria de UTV com seu nível de potência e robustez pronto para corrida, e controle. Ao longo da temporada de 2023, o veículo e a equipe provaram sua superioridade ao dominar as competições e garantir o campeonato SCORE Pro UTV Open Class com vitórias em cada uma dos quatro corridas SCORE – San Felipe 250, Baja 400, Baja 500 e Baja 1000. Agora, depois de uma primeira temporada de sucesso nas areias do Baja, a Polaris levará o RZR Pro R Factory Racing até o Dakar para aquela que é considerada por muitos como a corrida off-road mais exigente do mundo.
Utilizando um chassi leve e de alta resistência compatível com a classe FIA T4, um motor ProStar Fury 2.0L ajustado para corrida, amortecedores FOX® 3.0 X2 Internal Bypass, os dois veículos SLR - RZR Pro R Factory Racing são mais fortes e mais capazes de suportar as demandas do rally de quase 7.900 quilometros. Além disso, o UTV possui peças de reposição integradas e armazenamento de ferramentas, um recurso fundamental para o piloto e navegador realizarem reparações durante as especiais.
"Nosso sucesso com a equipe Polaris Factory Racing durante sua primeira temporada na série de corridas SCORE Baja, culminando com uma cobiçada vitória na Baja 1000, foi sem precedentes e prodigioso, mas Dakar é uma prova totalmente diferente. Dito isto, Sebastien Loeb Racing é um programa afinado com um enorme nível de experiência no Dakar e juntos, não poderíamos estar mais entusiasmados em colocar o RZR Pro R Factory Racing neste novo cenario de competição”, disse Alex Scheuerell, Diretor Técnico da Polaris Factory Racing. “Nossas incríveis equipes de design e engenharia continuarão a refinar e desenvolver a plataforma RZR Pro R Factory Racing especificamente para corridas de rally internacionais e as demandas únicas que ela impõe aos pilotos e aos veículos.”
As corridas internacionais de rally trazem consigo uma variedade de fatores e demandas únicas, tanto para os pilotos quanto para os veículos, que tiveram que ser abordados pela equipe de engenharia da Polaris em termos de considerações de design e modificações em relação ao RZR Pro R original existente. Os engenheiros da Polaris colocaram ênfase no peso para atender aos requisitos mínimos do Dakar, ao mesmo tempo que trabalharam para aumentar a rigidez e as linhas de visão. Ao contrário dos veículos RZR Pro Factory Racing utilizados na série SCORE em 2023, esses veículos foram equipados com párabrisas de vidro temperado, limpadores de vidro e sistema de pressurização de capacete. A facilidade de manutenção também é um fator importante nas corridas de rally, com os pilotos sendo obrigados a fazer seus próprios reparos durante a corrida. Por esta razão, a equipa de engenharia desenvolveu capacidade adicional de armazenamento para ferramentas e peças sobressalentes.
Além da SLR colocar em campo duas máquinas RZR Pro R Factory Racing, a equipe Xtremplus de Shinsuke Umeda (vice-campeão T4 de 2023 no W2RC World Rally-Raid Championship), Michele Cinotto e Jorge Wagernfuhr será equipada com RZR Pro Rs modificados para corrida, junto com a equipe TH-Trucks de Enrico Gaspari, Daniel González Reina e Domingo Román Pardos, que também competiram com os RZR Pro Rs modificados para corrida neste grandioso evento que é o Rally Dakar.
As equipes apoiadas pela Polaris enfrentarão a corrida mais difícil do mundo, começando em 5 de janeiro de 2024, em AlUla, e terminando em 19 de janeiro de 2024, em Yanbu, na Arábia Saudita.
Para saber mais, visite polaris.com/rzr ou Instagram. Para acompanhar o progresso da equipe Sebastien Loeb Racing ao longo do Dakar 2024, siga no Instagram.